quinta-feira, 30 de abril de 2015

Mães de 1ª viagem


Fiquem sabendo que odeio este termo, tratam-nos como totós e a maior parte gosta porque pensa que não sabe nada de bebés, também não é para saber, é para ir aprendendo.

Antigamente íamos para a escola sem saber uma letra nem um número, hoje já sabem as letras todas e contar até 10 (no minimo). Mas ser mãe não se aprende antes, vai-se aprender tudo depois de ele nascer. Eu bem ouço mães quando têm outro filho que já se esqueceram de muita coisa e é como se fosse o primeiro e não duvido nada, apenas passaram 15 meses e já há certas coisas que já nem me lembro.

Nunca comprei um livro, nunca li nada antes de ele nascer, sempre que surgia uma dúvida ia pesquisando na net e chega bem para quê gastar dinheiro em livros se há coisas que os livros nunca vão trazer.

O que nos deviam alertar é o que é fora do normal em cada etapa de um bebé, sabemos mas vamos sempre pensando, ele é diferente, ele vai aprender. Mas muitas crianças se não formos nós a dar um empurrão eles não saem do mesmo sitio.

Hoje aprendi que eles precisam de ser ensinados (mas há muitas crianças que não) temos que dar a mão para eles darem o 1º passo, temos que dar segurança.

Mas e se for algum problema mais sério? Isso ninguém fala que pode acontecer, nem os médicos alertam só quando é tarde é que alarmam e nunca explicam nada em concreto.

Por um lado tenho o fisiatra e as terapeutas que dizem que é dele e que não é tarde e que está a evoluir dia para dia mas do outro lado tenho um estudo com 3 números que pode ser tudo mas também pode não ser nada. Será que vou conseguir viver nesta ansiedade. Até lá vou estimular muito o meu bebe, ele merece todo o meu apoio, estou cá e vou estar até ao fim.

Hoje antes de deitar estava já sem as botas e fomos dar uns passos olhei para os pezinhos e em 15 dias já se nota uma diferença incrível, é nestas coisas que me quero focar, um passo de cada vez como fazem os bebés :)

Sem comentários:

Enviar um comentário