quarta-feira, 25 de março de 2015

O mel e chá de camomila

Sempre ouvi dizer que o mel era a coisa mais natural e que não poderia fazer mal mas parece que aos bebés sim.

O problema de dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil. Bebés de até 6 meses são especialmente vulneráveis, mas os médicos recomendam que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel.

http://brasil.babycenter.com/x3300025/tem-problema-dar-mel-para-o-beb%C3%AA#ixzz3VRM22j4G


O chá de camomila é normalmente aconselhado para acalmar os bebés. Seja porque estão com os dentes a nascer ou porque estão com cólicas, há muitos pais que recorrem, erradamente, a este “remédio” natural.

chá de camomila


O Instituto Ricardo Jorge desaconselha os pais a recorrerem ao mel, ou ao chá de camomila para bebés com menos de dois anos.

Estas conclusões, agora reforçadas, tiveram origem no aparecimento em Portugal, do primeiro caso de botulismo infantil. Botulismo infantil! É um enorme palavrão mas convém não o esquecermos. É uma doença neuro-paralisante, perigosíssima para os bebés com menos de dois anos. Apesar de rara, no final de 2009 houve um bebé de Cascais, filho de pais imigrantes da Moldávia, ainda a receber apenas o leite da maminha da mãe, a quem lhe foi dado mel e chá de ervas como suplemento relaxante para o ajudar a adormecer. A coisa não correu nada bem…
chá de camomila


Fonte: http://amulherequemanda.sapo.pt/o-cha-de-camomila-e-o-mel-fazem-mal-aos-bebes


Fico descansada de nunca ter dado, o mel coloquei uma vez uma gotinha na tetina do biberão da água para ver se pegava nele e começou aos espirros.

Ainda bem que agora estou informada.

2 comentários:

  1. E ainda há quem ponha mel nas chupetas dos bebés! Tão errado! :(

    ResponderEliminar
  2. Eu foi só uma vez sem exemplo mas ainda bem que não gostou mas eu foi para ele a ver se bebia água, mas os pediatras é que deveriam alertar para estas coisas e não fazem, se perguntamos respondem mas se não colocamos dúvidas eles também não alertam dos perigos.

    ResponderEliminar