terça-feira, 24 de março de 2015

Nem 8 nem 80

Desculpem mas fico irritada quando vejo agora mães demasiado preocupadas com a alimentação dos bebés/crianças.

Sim eu sou preocupada ma não caio em fundamentalismos, eu sempre me guiei por uma manual em que dizia quais os alimentos a introduzir mês após mês até um ano de idade. Nunca perguntei à pediatra o que podia dar ou deixar de dar, se tinha este manual feito por uma nutricionista que participa nas aulas de preparação para o parto no meu centro de saúde logo achei que estava correcto.

Esta conversa toda porque num grupo do face (que já me dá vontade de fazer off) vejo que mães querem logo substituir a batata (não são adultos para já estar a fazer dietas) ora se o meu sogro tem tanta batata e são naturais e ficam de graça irei sempre colocar na sopa, digam-me se a batata desapareceu da roda alimentar.

Outra questão era uma mãe que perguntou com que idade se começava a dar danoninhos vêm logo aquelas mães muito estudadas e que dizem que estão super bem informadas que NUNCA se deve dar.

Ora bem eu após os 12 meses comecei a dar-lhe, a criança não come todos os dias, nem vou a empanturrá-la de danoninhos como é lógico, temos que dar tudo com moderação até os alimentos mais saudáveis devem ser consumidos com regras. Gosto de ir variando o tipo de iogurtes ou outros produtos lácteos porque tudo faz falta.

REGRA é a palavra chave ensinar às crianças que nem tudo o que está nas prateleiras dos supermercados é para comer todos os dias e a toda à hora.

É claro que vou retardar ao máximo tudo o que é de guloseimas, bolos, chocolates e afins, mas se comerem esporadicamente e saberem que só vão comer quando os pais decidirem eles vão aprender que há certas coisas que é só para comerem muito pouco.

Depois vi o relato de uma mãe que logo a partir dos 4 meses começou logo a dar tudo à criança, credooooo. E eu respondo sempre cuidado quando se diz "tudo".

Outra mãe a dizer que a bolacha Maria não presta porque é muito açucarada (sabemos medir o que é muito ou pouco açúcar) se falarem com alguns nutricionistas dizem que é a melhor bolacha para dar às crianças mesmo bebés.

Há o medo dos diabetes, claro que temos medo, eu mais porque tanto a família do meu marido como a minha há uma grande descendência de diabetes, os diabetes não aparecem porque ingerimos muito açúcar o problema á mais hereditário que passa de geração em geração. A minha avó paterna morreu derivado aos diabetes naquele tempo ingeriam doces e iogurtes e afins como nós agora? Então os diabetes apareciam como?

Como eu digo nem 8 nem 80... e não critiquem o que as outras mães fazem todas nós temos e não temos razão.


Sem comentários:

Enviar um comentário