terça-feira, 5 de maio de 2015

Cumplicidade

É tão bom a cumplicidade entre mãe/filho, às vezes custa começar a perceber o que os nossos filhos precisam ou querem, hoje a nossa relação está bem melhor, passo imenso tempo com ele a brincar e estimular, ontem coloquei-o de joelhos e agarrado ao sofá consegui por-se em pé e ele quando vê que consegue bate palmas e ri-se e gosta que eu faça igual, já se senta e deita quantas vezes ele quer, já começa a ficar a brincar um bocadinho de barriga para baixo.

Agarrado ao sofá já anda, ainda um pouco atrapalhado mas já vai buscar as coisas, já tenta quando está em pé sentar-se mas ainda tem medo :), quando está sentado coloco a mão no rabinho e ele faz o resto :) ele sabe que a mamã está ali para ensinar e ajudar quando precisa mas só mesmo em último recurso, a mãe não lhe facilita a vida como lhe fazia, fazemos mal em lhe colocar tudo ao alcance deles sem se esforçarem.

Ontem arrumei os brinquedos dele e estavam todos encostado ao sofá, sentei-o fui toma o pequeno-almoço quando o fui ver, já estava ao pé dos brinquedos a espalhar mais uma vez (imaginem como fica a sala).

Agora como brinco todas as noites antes de ir para a cama só quer farra, está sempre espevitado sem vontade de ir para a cama, mas à hora habitual vai para a cama, ele adormece passado pouco tempo, é bom quando eles são assim, era tão bom que fossem todos assim, vejo muitas mães em sofrimento por não conseguirem uma noite inteira durante meses ou anos...

4 comentários:

  1. Estou a ver que temos um moço todo espevitado! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devagarinho vamos conseguindo, um passo de cada vez :)

      Eliminar
  2. Olá!
    Li todos os post´s! Identifico-me tanto mas tanto com o que escreve! Temos muito em comum, muito mesmo! A preocupação, a insistência com as rotinas, a preocupação com todos os passos no desenvolvimento!
    O meu filhote neste momento tem 2 anos e 3 meses (faz hoje, iupi!) e também sempre foi um "preguiçoso" em tudo!
    Demorou a sentar, demorou a gatinhar, nasceu-lhe o primeiro dente aos 9 meses (por breves segundos passou-me pela cabeça que ele ía ficar desdentado hihihi), começou a caminhar aos 15 meses (quase a fazer 16), neste momento fala mas não se entende nada! Diz poucas palavras na perfeição! Quando fizer 2 anos e meio terei de ir a uma consulta de avaliação para saber se irá precisar de terapia da fala...
    Nasceu com um excelente peso (3,810Kg) e sempre foi um bebé de come e dorme! Amamentei em exclusivo até aos 4 meses (não consegui conciliar o trabalho com a amamentação) e consegui amamentar até aos 10 meses, até que ele começou a perder peso... Tive de deixar de amamentar, o meu leite começou a ficar fraquinho e decidi deixar de uma vez! A partir daí tem sido uma luta constante fazê-lo aumentar de peso! Não é uma criança "fraquinha" mas não está nos valores da média.
    A fase que está a passar de não querer comer, lembro-me perfeitamente passar com o meu! É desesperante, e ainda por cima o meu filhote provocava o vómito, ás tantas acabava de comer a sopa e pumba, tudo cá para fora!
    Fico tão, mas tão frustrada quando ele fica doente, é sinal que vai diminuir o peso, começo logo a stressar...
    Desde 1 ano de idade que lhe dou de tudo (excluindo enchidos e mariscos), faço sempre sopa sem sal, mas o resto come o que comemos! Adora fruta, mas tem dias... Uns dias come este mundo e o outro, noutros dias não come quase nada e são estes os dias em que eu quase que entro em colapso nervoso :)
    Já fui mais stressada com todas as coisas que envolvem a maternidade, agora deixo as coisas correrem, desde que tenha saúde é o que mais peço a Deus!
    Relativamente ao problema do seu filhote, conheço um caso em que o filhote enquanto estava na barriga da mãe, "encaixou" todo o seu lado direito do corpo na parte das costelas da mãe e assim ficou até ao fim do tempo, conclusão, quando saiu vinha com problemas de desenvolvimento motor. Só se sentou com quase 1 ano, tinha quase 3 anos quando finalmente começou a caminhar depois de muita fisioterapia! Hoje é uma criança como todas as outras, brinca, pula, chora, ri, faz asneiras, e tudo o que uma criança adora fazer! Mas acompanhei todo o processo de perto e foi muito, muito difícil para os pais, muito mesmo! Principalmente a parte financeira, porque o tipo de fisioterapia que ele fez não era comparticipada pelo estado (não sei especificar qual), sei que por sessão pagavam 50€, 3 vezes por semana!
    Li em vários post´s que cada vez que lhe muda a fralda ele chora imenso: Consegue perceber que é por mimo? Ou não terá ele algum desconforto? Eu como mãe paranóica começava logo a magicar coisinhas, mas isso sou eu que faço imensoooooossssss filmes com tudo e mais alguma coisa! O meu Marido assim o diz, mas é eu respondo sempre que: "Mais vale prevenir...porque com um filho não se pode remediar..."
    Em relação ao olhinho dele, já está melhor?
    Beijinhos e que continue tudo a correr pelo melhor!

    Andrea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nós e os nossos filhos são almas gémeas :D fiquei muito feliz com o teu comentário e muito mais descansada em vários aspectos.

      O meu também não engorda muito e quando adoece pronto lá vão cento e tal gramas ao ar.

      Ainda bem que me contaste o exemplo do filho da tua amiga, o meu também esteve sempre sentado virado para o meu lado esquerdo mas nunca teve problemas só quando ele começou a não estar sentado com apoio é que a pediatra começou a alertar, começou a sentar-se sem apoio lá para os 9m e com um ano não fazia mais nada, a fisioterapia é normal no hospital público e tenho visto melhorias dia para dia e eu agora puxo imenso por ele e esotu orgulhosa dele e em mim :D

      O olhito agora tem pouco mas continua mas a pediatra não me diz nada, se vir que piora marco consulta de oftalmologia e se for necessário lancetar vamos à guerra :D

      Acredita fiquei muito feliz com este comentário pensei que ninguém entendia o que eu escrevia.

      Um beijo grande.

      Eliminar